Top 10 – Coletâneas (parte 6)

Chiapas

Chiapas (1996), vários.

Em meados dos anos 90, pedi a um amigo que viajava pro Chile pra me trazer algum CD de rock chileno. Ele me trouxe de fato um CD, mas se tratava de uma coletânea com vários artistas da América Latina, inclusive Paralamas de Sucesso. E tampouco era só de rock, tendo até Mercedes Sosa. O objetivo do disco, na verdade, era prestar solidariedade à questão social na região de Chiapas, no México. A maioria dos artistas reunidos era de argentinos, mas o disco acabou sendo se tornando, para mim, uma excelente introdução no rock/pop latino dos anos 90.

A versão dos Paralamas de Uns Dias, acústica e com solo de derbake, já valeria o presente. Mas em Chiapas descobri Los Tres, uma das minhas bandas preferidas. Descobri Andres Calamaro, que na época reiniciava sua carreira solo após o fim da banda espanhola Los Rodriguez. Media Verónica seria lançada no álbum Alta Suciedad, mas em versão distinta. Fui enganado com uma faixa folk acústica do Café Tacvba, algo bastante estranho à discografia da banda.

Quem não me animou muito foram os já badalados e oitentistas Charly Garcia e Fito Paez. Tive de “descobri-los” por outras fontes.

No geral, o mais importante foi me acostumar, escutando diferentes gêneros musicais, do rap ao hard rock, ao canto em espanhol. Não foi de imediato. A primeira reação foi de total estranhamento. Só mais de um ano depois, após deixar o disco uma boa temporada na prateleira, consegui me despir de meus preconceitos auditivos e passar a curtir tudo aquilo. Foi o início de uma bela amizade.

Por hoje adorar folk e rock latino, o que me abriu portas para descobrir e gostar de Jorge Drexler, Manel, Sílvia Pérez Cruz, Julieta Venegas, Jaime Roos, Los Fabulosos Cadillacs, Sui Generis, Uchpa, Serú Girán, No te va gustar, Marlango e até mesmo Shakira, entre tantos outros, talvez tenha sido um dos discos mais importantes da minha vida.

Explore posts in the same categories: Rock/Pop Latino, Top 10 - Coletâneas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: