12 segundos de oscuridad

12 segundos de oscuridad

12 segundos de oscuridad (2006), Jorge Drexler.

“No es la luz lo que importa en verdad; son los 12 segundos de oscuridad.”

Cabo Polônio é uma pequena vila no litoral norte uruguaio em meio a uma reserva natural. O local não possui energia elétrica nem infraestrutura sanitária. Os estabelecimentos com gerador de energia costumam desligá-los depois das 22h. Tampouco há acesso por estrada. Ou se chega lá caminhando 7 km por bosques e dunas ou as atravessando com um 4×4.

O cenário é dominado por um farol, cuja luz, durante a noite, varre as ruas (?) da vila em intervalos de 12 segundos. Ceta noite, o cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler havia esquecido de sair com sua lanterna. Na volta a sua hospedagem, tinha de esperar a luz do farol para vislumbrar seus próximos passos na escuridão. E assim nasceu a ideia da canção título de seu álbum 12 segundos de oscuridad.

Eco, de 2004, é disparado o melhor álbum do uruguaio (ou mesmo do Uruguay), e Sea, de 2001, o álbum que colocou o cantor no mapa. Mas este disco com ares de brisa marinha é, a meu ver, sua segunda melhor obra, com uma sonoridade homogênea (com exceção do cover de Disneylandia, dos Titãs, que encaixaria melhor no álbum de 2001) e uma atmosférica poética.

A faixa-título é uma obra-prima, sendo os outros pontos altos o cover de High and Dry, do Radiohead, que soa como composição própria; a gostosa Inoportuna; e o dueto com Maria Rita em Soledad.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Jorge Drexler, Rock/Pop Latino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: